5 de nov. de 2014

Como eu conheci Jane Austen


Um dia fui na casa de uma amiga que havia recebido visitas. Eram três moças. E como sempre começamos a falar de filmes, as três moças que tínhamos conhecido, eu e minhas duas irmãs.
E como sempre garotas, começamos a falar de comedias românticas, dai a romances. E a mais velha das nossas novas amigas citou de cor a Declaração de Mr. Darcy: 
"Você enfeitiçou meu corpo e minha alma, e eu a amo." 
E daí em Muitos suspiros... rss falou:
"Eu a amo, eu a amo, eu a amo, anseio que não fiquemos separados a partir de hoje."

A partir daquele momento tínhamos que conhecer este tão maravilhoso filme, ela falou o nome e eu e minhas irmãs fomos na locadora pra encontrar.
Ficamos sabendo que era baseado na obra de Jane Austen. E nos apaixonamos Matthew Macfadyen é claro..
Daí queríamos ler o livro, pra saber se o filme era fiel. Antes disso eu só tinha lido aqueles livros obrigatórios da escola. Mas esse era diferente.  E também li Razão e Sensibilidade. Que são os únicos dois encontrados na biblioteca da minha cidade.
Uma vez assistindo "A casa do lago", ouvi a protagonista, interpretada por Sandra Bullock, dizer que tinha esse livro, Persuasão, que ela tinha desde jovem e tinha perdido na estação de trem, sobre duas pessoas que se amavam e tinham deixado tempo demais passar. E que a autora era Jane Austen. Quis imediatamente conhecer. E vi os dois filmes, e me apaixonei  por Anne Elliot e pelo Capitão Wentworth, bem mais que por Lizzie e Darcy. Desculpem, é a verdade.


Mas viramos fãs. Hoje já comprei Persuasão, e Razão e Sensibilidade. Minha maninha comprou uma versão bilíngue de Orgulho e Preconceito.
Já vi todos os filmes. Versões, adaptações para a TV. Séries...
Eu e minhas irmãs gostamos muito.

O meu livro favorito é Persuasão. Embora eu não tenha lido Mansfield Park, nem A Abadia de Northanger, eu ainda consigo dizer que Persuasão é meu livro favorito porque conta a história de duas pessoas que se conheceram, se apaixonaram, se amaram, tendo o amor um do outro, e mesmo que não tenham ficado juntos naquele momento, o amor deles perdurou por muito tempo, foram 8 anos, e logo ao se verem, eles notaram que ainda se amavam. Amavam aquela pessoa que para um, tinha partido seu coração, e  para o outro, tinha deixado de fazer parte do dia a dia deles. Quando a Anne, ela viu o capitão, ela sentiu que não tinha deixado de amar ele. E o mesmo foi com o capitão, que não conseguia parar de pensar nela. Ele sabia que a amava desde de sempre. Não foi a toa que eles terminaram juntos. Foi uma história linda, e eu gosto de histórias lindas, com finais felizes e românticos. Acho que muitas pessoas esperam isso acontecer em suas vidas, como um relacionamento que foi terminado, e as pessoas esperam que um dia possam ter aquele relacionamento de novo. E eu também espero isso para mim. Por isso que eu penso que essa é uma história que nós queremos que aconteça. Foi perfeito!

O trecho que eu mais gosto, não é surpresa que está em Persuasão: “Não podia ter havido dois corações tão sinceros, nem gostos tão semelhantes, nem sentimentos tão uníssono, ou rostos tão amados.” (Persuasão- Capítulo 8- Página 55)

Quando conheci Jane Austen, não conheci exatamente ela. Conheci Orgulho e Preconceito, e a partir daí descobri que Jane Austen era a escritora do livro. Depois quando vi a Casa do Lago, conheci Persuasão. Depois li Razão e Sensibilidade, e também Emma.
E para mim Jane Austen é uma escritora que escrevia aquilo que a gente sente.
A gente vê tanto problema e sofrimento, que uma história boa, agrada o coração da gente.
As histórias que ela escreveu naquela época, são hoje muito famosas, e agradam as pessoas de hoje também. Muitos têm preconceito de começar a ler um livro que tem 200 anos, mas quando leem é uma paixão infinita, é maravilhoso como acontece.
E eu gosto muito dela também porque ela não escreve o que as pessoas querem, ela escreve o que vai agradar mesmo sem você saber que aquilo é o que te agrada.

Eu gosto do Capitão Wentworth.
É uma coisa difícil de explicar, porém se você o conhece é bem simples.
Ele se apaixonou pela Anne, de uma forma assim, que acho que todo mundo iria querer uma paixão assim. Ele a conheceu na simplicidade dela, na delicadeza.
Ele nem prestou atenção, ou nem percebeu que ela era filha  de quem ela era, o senhor Walter Elliot, que era exibido e metido.
E assim ele se apaixonou por ela, porém ela era jovem na época, e foi facilmente persuadida a não ficar com ele, mas ela o amava.
Mas ele foi pro mundo, ele trabalhou, ele subiu na profissão, ganhou dinheiro, ele não procurou ter outras namoradas naquele época, ou seja, cortejar outra pessoa.
Quando ele voltou, ele achou que ela não gostava dele, mas o sentimento  dele estava lá do mesmo jeito, profundo e crescendo, embora não correspondido.
Ele se manteve fiel, mesmo quando ele estava cortejando a Louisa, ele não estava cortejando ela, estava deixando ela cortejar ele.
Se fosse pra acontecer, ia acontecer, mas quando ele soube que todo mundo achava que ele estava cortejando a Louisa, e ela  achava estar meio noiva dele, ele se afastou pra não deixar a menina iludida, porque ele ainda gostava da Anne, e esse amor profundo, sincero e constante é o que me faz gostar do capitão.
Acho que Jane conquista tantas pessoas porque seu trabalho não mostra só conto de fadas, por traz de cada pessoa e história existe aquilo que é verdade e que toca, principalmente quando  mostra  que cada pessoa pode ser  feliz independente  dos preconceitos da sociedade.
E que cada sentimento pode ser real, mas que devemos  usar a razão  para guiá-los.
E que nem sempre aquilo que queremos ó que precisamos.
E que nossas decisões devem ser bem ponderadas antes de serem tomadas.

No final de 2013, resolvi criar um blog para reunir filmes de época que eu amava. Fiz até uma page no face. Podem notar lá que a primeira capa tinha escrito Filme de época.  Mas tudo que eu postava era sobre JANE AUSTEN.
Então mudei o nome para Amantes de Jane Austen. E o blog também. E a comunidade foi crescendo. Tenho muito a agradecer, pessoas que deram dicas de divulgação como a Adm da página Literatura de Época.  E tantas curtidoras que só me inspiraram a crescer e divulgar.
Estou sempre trabalhando em algum post novo, ou pesquisa, ou imagem engraçada para deliciar-me e a vocês também.

Meu pai até fala....: 
"Toda vez que olho pra tela desse computador tem uma frase de Jane Austen, ou ta vendo Jane Austen, ou tem uma foto dos filmes de Jane Austen..."

E sempre tentando Austenizar nossas amigas...



#atualização: já tenho agora os livros Emma, e Mansfield Parque.

Beijos a todas e todos...

Conte a sua Historia também.
Mande pra gente por email: amantesdejaneausten@outlook.com.br





Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


36 comentários:

  1. Hahahahha, adorei seu pai falando!
    Meu namorado é a mesma coisa: "tudo nessa casa é de Jane Austen!" rs

    Vamos Austenizar esse mundo mesmo! :)
    Até!
    http://austequila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu nunca li nada da Jane, mas pretendo corrigir esse erro em breve, já que todos sempre falam tão bem da escrita dela. Eu tenho o livro Orgulho e Preconceito, vou ver se consigo pegar para ler um dia desses :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei seu testemunho!
    Eu ainda não li nada da Jane Austen, mas morro de vontade. só falta ter um pouco mais de tempo.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu já assisti adaptações cinematográficas dos livros da Jane, mas nunca li nenhuma obra dela. Morro de curiosidade!
    Acho que vou começar por "Persuasão".
    Adorei o post!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    nunca tive esses momentos de conhecer por causa de um momento bate-papo kkkk mas passei por algo parecido.

    ResponderExcluir
  6. Olá; adorei a frase do seu pai. Eu conheço as obras e a autora só de nome, preciso ler logo alguma coisa dela, vou começar em breve.

    ResponderExcluir
  7. kkk interessante como conheceu a autora, deve ter sido uma conversa bem fofa depois disso rs, eu conheci através de blogs literários, mas ainda não li nada da autora e tenho a maior curiosidade, beijos

    ResponderExcluir
  8. Jane Austen é ícone mesmo!!!! Vale a pena sempre falar dela e ajudar a imortalizar esta DIVA!!!!

    As cores e estas flores no fundo do blog lembram muito o perfil das histórias de Austen... :) Faz jus ao nome escolhido!

    Beijos
    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo esse amor pela Jane.
    Eu nunca li nada dela e morro de vontade de ler. Tenho que tomar vergonha na cara e mudar isso
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. É uma vergonha para mim dizer que nunca li ou assisti um filme da Jane. Mas pretendo mudar isso logo.
    Adorei sua história com essa autora tão consagrada
    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, você gosta mesmo da Jane! Uma autora que eu gosto tanto quanto você gosta da Jane, é a Kristin Hannah. Quando um autor conquista a gente, queremos ler todas as obras, né?
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua história, acho que Amantes de Jane Austen ficou bem melhor. Também sou uma apreciadora da autora, adoro as colocações que Virgínia faz sobre ela.

    ResponderExcluir
  13. Aiiii que lindaaaaa.
    Eu nunca li nada da Jane e morre de vergonha por causa disso.
    É tão bom quando encontramos pessoas que gostam das mesmas coisas que nós né???
    Sabe, você mostra que gosta tanto da Jane e eu que nem vi os filmes, Vc me convenceu.
    Ameiiii o post

    ResponderExcluir
  14. Que linda sua história de como conheceu Jane Austen.
    Acho que conheci olhando na biblioteca da escola.
    Peguei Orgulho e Preconceito e amei.
    Depois assisti ao filme e estava apaixonada, lembro de ter assistido adaptação de outro livro, mas não curti.
    Tentei ler Razão e Sensibilidade, mas não consegui.
    Minha paixão mesmo é Orgulho e Preconceito.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu amo o Darcy e a Lizzie ♥.
    Estou com um projeto de ler todos os livros da Jane Austen esse ano e estou amando as leituras! Mês que vem lerei Emma e estou bem animada...
    Muito legal conhecer sua história sobre como começou a gostar da autora.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  16. Isso que é gostar de um autor hein? Haha
    Nunca li um livro dela e se vi algum filme baseado eu realmente não me lembro.
    Mas já vi em vários blogs falando muito bem dos livros.
    Um dia pretendo ler, só pra saber se é tão bom assim quanto dizem, hehe
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi oiii!
    Que fofo seu blog, amei!
    Acredita que ainda não li nada da Jane??? Mas já tenho Orgulho e Preconceito e pretendo mudar isso em breve!
    Adorei conhecer sua história com ela, e amei seu pai falando, parece minha mãe, só que comigo é Harry Potter ou As Crônicas de Gelo e Fogo hahahahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oie, flor, na verdade conheci a Jane Austen na escola, haha, vi o livro lá e fiquei curiosa, pois sou uma amante de romances de época e então peguei para ler, porém, diferente de vc, para mim foi uma decepção :p
    Eu n curti muito a escrita da autora, após ler o livro ainda vi ao filme e tal, mas a história n me atraiu tanto ^^
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  19. Gostei da história, mas preciso confessar que nunca li nada. Uma vergonha haha http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi !!
    Que fofa a sua história de como conheceu a Jane!! Eu ainda não li nada da Jane #ShameOnMe, mas espero que não fique assim por muito tempo, quero saber como é a escrita dela e suas histórias, todos falam tão bem da Jane que é impossível não amá-la, mesmo sem conhecer sua escrita!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  21. Oi, a Débora, autora do Blog (sou a colunista) possui uma completa paixão pela Jane Austen, tem todos livros, em inglês, português, diferentes capas, vários exemplares diferentes. Até para dar presente a ela, o primeiro pensamento é alguma coisa relacionada.
    Comigo ainda não aconteceu nada parecido.
    Beijos
    Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  22. Hahahahaha Jane Austen febre total!
    Pena eu ainda não ter lido nada da autora, mas tenho Orgulho e Preconceito na estante esperando o momento em que eu estiver mais tranquila e menos atarefada para me deliciar com a leitura. Espero adorar as histórias da Jane tanto quanto você e milhares de outras pessoas que eu conheço.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nada da autora, nem vi adaptações nem nada, que tristeza. Tenho muita vontade de ler algo dela. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  24. Olá,tudo bem?
    Infelizmente eu só li um livro da Jane Austen, "Orgulho e Preconceito", mas estou muito interessada em ler outro livro dela, o problema é que eu não sei por onde começar e estou meio receosa sobre o romance epistolar, alguma sugestão ?
    Adorei o blog, com certeza visitarei ele constantemente.
    bjos
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  25. Que massa a sua história, tem uma blogueira que tem um canal no youtube também que ama Jane e aí fico babando nos livros dela que essa blogueira tem,esqueci o nome dela agora. Na minha estante só tenho Razão e Sensibilidade e um da Cora Eu fui a melhor amiga de Jane Austem que ainda não li e nem sei o que diz.

    Que seu blog e página cresça mais e mais, tudo que é feito com amor e que seja algo que gostamos muito da bons frutos.


    bjs

    ResponderExcluir
  26. Oie,
    Que legal sua historia *u* Ainda não li nenhum livro dela (pasmem 'o'), mas vontade e que não falta, todos falam muito bem dessa autora e eu só dando bobeira :p
    Mas, esse ano ainda eu leio pelo menos UM livro dela kk
    Beijos ^^
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  27. Oii!

    Legal a sua história ^^ Não li nada da autora ainda :/ Mas quero ler em breve ^^
    Muitas pessoas falam tri bem dela então já anotei na minha listinha vários livros dela para eu ler :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  28. Li apenas uma obra da Jane Austen até agora: Lady Susan, uma novela de narrativa epistolar muuuito legal e bem diferente de tudo o que já li. Quero ler outros livros da autora, principalmente Orgulho e Preconceito, que é tão elogiado, espero gostar... Seu post ficou ótimo, adorei :)

    ResponderExcluir
  29. Oie!!!
    Acredita que até hoje não li nenhum livro da Jane Austin??
    Sou doida pra ler Orgulho e Preconceito mas sempre acabo dando prioridade a outros livros na hora da compra.
    Com certeza depois dessa vou atrás de ler.
    ;**

    www.saladadelivros.com

    ResponderExcluir
  30. Que doce declaração à Jane Austen, flor.
    Infelizmente, ainda não tive o prazer de ler nada dela, mas tenho como intenção conhecer seu talento e ler cada um dos seus romances. Já assisti a vários filmes baseados em suas obras e, claro, o que mais gostei foi Orgulho e Preconceito (rs). Acho que vou me apaixonar por essa autora.

    Parabéns por ter ido atrás e conhecido a Jane A., flor! Achei muito legal como sua curiosidade foi aguçada por uma declaração de sua amiga.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Adoro os livros da autora, infelizmente não consegui assistir todas as adaptações, mas está nos planos ;)
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Nem lembro-me como conheci Jane Austen, mas faz muito tempo.
    Eu não consigo me interessar por seus livros, tampouco os filmes baseados neles, mas para quem curte romance deve ser ótimo.

    ResponderExcluir
  33. Oie, tudo bom?
    Acredita que até hoje não li nada da Jane Austen? Não é por falta de vontade, pois existem vários posts que me incentivam, mas é a falta de tempo mesmo. Também fiquei com vontade de ler Persuasão depois que assisti A Casa do Lago.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oii, tudo bem?
    Nunca li nada da Jane,mas tenho bastante vontade,pois falam muito bem das obras da autora. Esperoler algum dia.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  35. Ola, como você esta?
    Nunca li nada de Austen, mas recentemente tem saído edicoes tão lindas de seus livros que fico com vontade de comprar. O difícil vai ser me habituar ao gênero...
    E que modo inusitado de conhecer a autora, quem diria hein? Hahaah através de A Casa no Lago!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Nossa, amei o blog!!! Conheci Jane Austen quando vi o filme Orgulho e Preconceito, pois sou fã da Keira Knightley. Quando fiquei sabendo que era baseado em um livro, fiquei mais interessada, pois gosto de comparar, sabe?! Depois de ler, apaixonei-me pela forma como ela escreve, sem banalizar o romance. Outro dia, após um dia cheio e tumultuado, cansada e chateada, cheguei em casa e liguei a tv (coisa não costumeira), e "zapeando" vi que estava para começar Orgulho e Preconceito. Assisti pela milésima oitava vez rsrsrs E o resto do meu dia foi outro...Só quem aprecia sabe o quanto é reconfortante... Obrigada.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo