27 de dez. de 2014

Pra Sempre Austen!


Pra Sempre Austen



Como não admirar Jane Austen? Não apenas pelos seus incomparáveis romances, mas também pela pessoa que foi pela coragem se ser quem ela era mesmo tendo que encarar as dolorosas consequências que a sociedade do séc. XIX lhe impunha. Jane é inspiradora, tocante, como não se emocionar com a história de sua vida? Mesmo sabendo que talvez todo sofrimento relatado nas fontes que conhecemos pode não ser equivalente ao que ela realmente sentiu, ter que publicar suas obras, seus filhos queridos, por um preço humilhante totalmente fora do que eles verdadeiramente valiam, ter que ver sua família permanecer na pobreza e saber que se talvez ela tivesse feito o que uma mulher comum faria e se cassasse por convenções teria salvo sua mãe e irmã da miséria.


Contudo ela não teria sido a Austen se tivesse feito isso, se tivesse escolhido o que deveria ser feito e se casasse por interesse. Ela não teria sido Austen se não lutasse pela sua própria liberdade. Não teria sido Austen se não acreditasse no amor, se não acreditasse que existia algo a mais para ela, que não apenas suas heroínas poderiam ter um final feliz, pois era isso que ela queria apenas ser feliz podendo escrever seus romances sem ter que sofrer imposições de homem algum e assim poder ser ela mesma e ter seus próprios valores.


Um exemplo de coragem para a época e para os séculos que se seguiram, coragem de uma coisa que deveria ser tão simples, mas que poucos se atrevem a ter, coragem de acreditar no amor, de acreditar em si próprio, de acreditar que você mesmo pode construir o caminho para a sua felicidade mesmo com o mundo inteiro contra, mesmo com uma sociedade que quer te limitar e silenciar.


Jane vem nos lembrar que vale a pena tentar lutar por aquilo que acreditamos e não apenas se deixar levar pelo que todos dizem ser certo e tenho certeza que se ela pudesse estar aqui hoje e ver os frutos que seus romances proporcionaram ela não se arrependeria de tudo o que fez, pois para Jane e seus romances não haverá apenas um final feliz, mais uma incessante onda de finais felizes, sentidos, chorados,sonhados, deliciados, vividos,assistidos, lidos e relidos por cada um de seus admiradores, sem importar o tempo, ano, década ou século ela será para sempre Austen infinitamente amada.


Por: Gisele Moreira
via: http://alemdoscaracoisdosmeuscabelos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo