31 de jan. de 2015

Doctor Who de novo? Eis a questão!

Hello everyone! Será que tudo que eu penso tem que ter Doctor Who no meio? SIM! hehe A nossa resenha de hoje será um pouquinho whovian e aqui vai uma dica:
Ser ou não ser, eis a questão!” 
 
Já li muitos livros do Shakespeare e já tinha ouvido falar de mais outros tantos (Romeu e Julieta, quem nunca?). Pensando nisso, comecei a me desafiar a ler mais livros de autores britânicos – o que não foi difícil, já que eram meus favoritos! Hehe – e acabei lendo livros até em inglês! 

Por isso, eu tenho dois livros sobre Shakespeare, um com dez histórias contadas em prosa, diferentemente do original em versos (Ten Tales from Shakespeare de Charles e Mary Lamb) e um de interpretações sobre as peças e informações de como atuar (The Cambridge Shakespeare Guide de Emma Smith). Não preciso dizer que gosto muito dele, não é? ^--^

Shakespeare é inglês, nascido em Stratford-upon-Avon em 1564. A vida íntima dele é um mistério e alguns autores chegam a divergir sobre as dedicatórias de Shakespeare em seus sonetos de amor, mas sabemos que ele criou um teatro, o Shakespeare's Globe Theatre, e que revolucionou a dramaturgia na Era Elisabetana, o que o tornou famoso até os dias de hoje.

Uma das mais famosas obras desse autor é Hamlet (original “Hamlet, Prince of Denmark”) e foi a segunda de suas tragédias que eu li, a da célebre frase acima e segurando a caveirinha (hehe)

Eu li a versão em inglês que está no livro “Ten Tales from Shakespeare” de Charles e Mary Lamb e li em português em um livro da blibioteca. A minha versão possui boa diagramação e páginas brancas. É uma edição paperback (capa comum) e é da Dover Evergreen Classics que publica clássicos infantis. O texto é pequeno (9 páginas) e possui letra de fácil leitura, é bem grandinha. 

Para quem quer se aventurar na leitura em inglês, a linguagem do livro é de média dificuldade devido ao “Queen's English” (Inglês da Rainha) e por possuir algumas expressões mais antigas. Sugiro que leiam primeiro a versão em português para se familiarizar com a história! 

O livro conta a história de Hamlet, príncipe da Dinamarca, e sua loucura por estar entre o fantasma de seu pai (o rei) e a vingança planejada por ele. O novo rei e tio de Hamlet, Cláudio, é casado com a mãe de Hamlet e é acusado de matar o finado rei. Para confirmar isso, o fantasma do rei aparece para alguns amigos de seu filho e depois o faz prometer que será vingado. Hamlet se recusa no início mas passa a ficar psicótico com a ideia. Essa psicose obriga Hamlet a perder a consciência de seus atos, perdendo o amor de Ofélia, a confiança de seus amigos e de sua mãe e a sua sanidade. Poderá o príncipe viver assim?

O livro ganhou 5 estrelas. 

Curiosidades: O Inglês da Rainha ou “Queen's English” é a linguagem utilizada por Shakespeare em seus livros e possui várias palavras inventadas pelo autor, algumas delas faladas até hoje no Reino Unido.
 
Por ser da Era Elisabetana, Shakespeare criou várias peças de teatro especialmente para a rainha Elisabeth I - que era difícil de ser agradada! - chegando a modificar fatos a favor dos Tudors (família da rainha) e a colocar o nascimento dela em uma de suas peças. Ainda bem que Shakespeare conseguiu, senão perderia a cabeça, no sentido literal da palavra! 

A peça Hamlet já foi apresentada várias vezes desde a sua criação. Mas uma versão que me marcou foi a com o ator David Tennant no papel principal e Patrick Stewart como Cláudio em 2008 no Courtyard Theatre em Stratford-upon-Avon, cidade natal de Shakespeare. Essa versão foi bem nerd, já que David Tennant também é o 10th Doutor da série de ficção científica Doctor Who, e Bartolomeu Crouch Jr. da franquia Harry Potter e Patrick Stewart é famoso por ser o Professor Xavier dos X-men e participar da franquia Star Trek (Jornada nas Estrelas).
Onde comprar:

Livraria Cultura (Várias opções)
Americanas (Várias opções)
Submarino (tem até em quadrinhos!)
Saraiva (Várias opções)
Fnac (baratinho hehe)
Livraria da Folha ( DVD com a encenação de David Tennant e Patrick Stewart) 

Lembrando que as minhas duas versões foram compradas na Livraria Cultura. 
The Cambridge Shakespeare Guide
Ten Tales from Shakespeare

 E então, gostaram? O que acharam das curiosidades? Até a próxima e Allons-y!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. São mesmo Gisele! Que bom que ficou interessada! heheh Ainda bem que tem umas versões bem baratinhas... hehhe :)

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo