Encontre Livros em Promoção nos nossos Principais Parceiros

Livraria da Travessa  Livraria Cultura Livraria da Folha Submarino

POR QUE OS HOMENS NÃO GOSTAM DE JANE AUSTEN?

Porque os homens tem um certo preconceito em ler Jane Austen?


Semana passada, meu noivo e eu estivemos em um casamento. Na minha mesa, estavam outros casais e, de repente, o assunto chegou em...Jane Austen!
Nós, mulheres, logo nos ajeitamos na cadeira e começamos a conversar empolgadas sobre o assunto. Foi então que o namorado de uma amiga falou:
- Eu odeio Jane Austen! A Fulana (*) me fez ver todos os filmes dela.
Ao que a Fulana retrucou:
- Mentira! Você nem viu os filmes! Você dormiu neles!
Gargalhada geral na mesa.
Esse episódio não é um caso isolado. É uma verdade universal que as mulheres são muito mais fãs da Jane do que os homens.
Mas a maioria dos homens que dizem detestar Jane Austen nunca leram um livro dela! Como, então, eles podem afirmar algo assim?
Há anos venho pensando sobre o assunto e a conclusão a que chego é que os homens não gostam da autora inglesa por um destes motivos: 1) ou porque não a conhecem; 2) ou porque não têm maturidade suficiente para captar a genialidade da Jane Austen.

Vejamos esses motivos:

Motivo 1: Não conhecem a Jane Austen.

Tive alguns amigos que diziam odiar essa escritora por ela ser “de mulherzinha” (sic). Alguns até viram os filmes, e desistiram de ir atrás dos livros. Mas uns 2% desses amigos, sendo bons leitores, acabaram se rendendo e começaram lendo Orgulho e Preconceito. Resultado: não digo que eles amaram o livro, mas eles gostaram! Um deles, certa vez, até me disse que estava gostando muito e que se divertia horrores quando a história mostrava a Mrs. Bennet!
Esse é o motivo pelo qual eu sempre digo a um homem quando ele diz não gostar de Jane Austen:
- Ah, mas você tem que ler Orgulho e Preconceito! É tão engraçado! É bem mais irônico que o filme. Você vai gostar...
Só digo isso e, depois, deixo que o destino dê conta do recado. Se o rapaz for atrás do livro, sei que há grandes chances de ele refazer seu conceito com relação à escritora.

Motivo 2: Não têm maturidade para captar a genialidade da Jane Austen.

Um dia falei isso para uma colega na frente do namorado dela. A namorada riu, mas o cara engoliu em seco e ficou um pouco sem graça. Depois eu me arrependi de ter dito dessa forma, pois ele deve ter me achado muito esnobe. Mas não é bem assim...
É que, ao longo desses anos de fã clube da Jane Austen, percebi que grandes escritores homens foram fãs dela também. Mas suas declarações de amor a ela vieram, coincidentemente ou não, quando eles já eram mais “vividos”. Querem um exemplo? O escritor C.S. Lewis, em seu artigo Três maneiras de escrever para crianças, disse: “Hoje em dia, já não gosto somente de contos de fadas, mas também de Tólstoi, Jane Austen e Trollope, e chamo isso de crescimento”. (grifos meus)
Um outro exemplo masculino de que gosto bastante é o William Deresiewicz. Ele escreveu um dos melhores livros que já li sobre a Jane Austen (e também sobre a vida!). É o Aprendi com Jane Austen – Como seis romances me ensinaram sobre amor, amizade e as coisas que realmente importam.
Esse livro é demais porque o autor conta como ele foi obrigado a ler a “escritora de mulherzinha” contra a sua vontade e acabou, não só se apaixonando por ela, como também tirando lições valiosas para a vida. Aliás, o capítulo sobre Orgulho e Preconceito, ele o chamou de: “Amadurecer”.
Então, eu entendo que um homem não goste de Jane Austen por causa dos filmes. Esses, convenhamos, são mais romantizados mesmo. Mas, no momento em que o sexo masculino deixa o orgulho e o preconceito de lado, e lê um livro da romancista, é inevitável o reconhecimento de que seus livros são bons. A não ser que ele ainda seja muito imaturo. (**)

Até segunda-feira que vem!
Yours faithfully,
Rebeca Miscow
(blog: Desanuviando)

(*) Nome fictício, para preservar a identidade da pessoa.

(**) Nenhum homem vai me tacar pedra aqui, né?! Se você é homem e está lendo este artigo, tenho certeza de que é um homem muito amadurecido.


12 comentários

  1. Olá Rebeca,

    É uma verdade que homens não gostam de Jane Austen....até hoje nunca encontrei um haha ! E sim, essa falta de "maturidade" de achar que é apenas romance, porque só assistiram suas adaptação (oque eu não acho ruim já que adoro romance) mas Jane trás muito mais em seus livros. Todos eles abrangem a sociedade britânica e o convívio das pessoas daquela época, além de sempre abrir o discurso sobre a posição da mulher e seus deveres na sociedade. Jane é brilhante e cada vez que leio seus livros acredito que ela fez mais do que escrever romances para entreter as jovens damas na época. Adoro-a muito. E digo que os homens deveriam dar um chance em ler seus livros e ver que sempre os livros são melhores que os filmes e series ;) Adorei sua postagem e o blog :D

    Abraços,
    Di

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Di! Acho que Jane Austen é a leitura mais gostosa que há. Faz bem para o espírito. O homem que percebe isso, sai ganhando.
      Abraços!

      Excluir
    2. Já Faz mas de um ano e acredito que a senhorita/Senhora Di já deve ter conhecido um homem que goste de austen, se não, prazer Handerson. E sim Excelente post Rebeca, não vejo necessidade de tirar nem por nada, muito bem feito e enxuto. Parabéns.

      Excluir
    3. Handerson, de fato depois desse post da Rebeca alguns homens se manifestaram na page Amantes de Jane Austen, e com certeza Di deve ter conhecido algum. Fico Feliz em saber que conhece Jane Austen e Gosta da Obra dela. Agradeço imenso sua visita por aqui!

      Excluir
  2. A maioria dos meus amigos quando eu digo que gosto de Jane Austen falam que é coisa de "mulherzinha", mas tbm acho que é falta de amadurecimento. Eu tento levar eles pro mundo da Jane Austen através de Orgulho e Preconceito, consegui levar 1 pra esse mundo e ele até comprou o livro pra dar uma lidinha (ou mais).. kkkk Eu forço o pessoal a ver Orgulho e Preconceito comigo, acho que já sei até as falas do filme decoradas. E com certeza meu namorado vai ter que gostar da Jane Austen, pois sempre estou revendo os filmes, séries...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliomara, eu só comecei a namorar o meu atual noivo quando ele começou a ler Orgulho e PReconceito. Até hoje ele não me revelou se leu o livro até o final ou não. Mas, de qqer maneira, ele sempre elogia a Jane Austen. Isso conta a favor, né?! rsrs

      Excluir
  3. eu estava conversando com meu professor de geografia sobre classicos ne ai falei da jane e ele ja fez cara de cu e falou que nao gostava, concordo com tudo no post e adorei os pontos que vc colocou
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Adorei o post!
    A maioria dos homens não gostam pq simplesmente não leem, acham que é de mulherzinha e esnobam logo de cara. Estou tentando faze meu namorado ler mas ele é um dos que esnobam, ele diz que é só romance... ainda farei ele mudar de ideia.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  5. Fico tão chateada quando alguém que não conhece e nunca leio nada de um autor diz que o odeia, é uma comentário tão vazio. E infelizmente muitos homens ainda tem essa mente fechada para "coisas de mulherzinha", Tomara que num futuro eles parecem com essa ideia e saibam desfrutar histórias tão boas como as da Jane.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só quando eles amadurecerem mesmo...rsrs
      Bjos!

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo