5 de out. de 2015

Alguns segredos que Jane Austen não te contou – parte 5


Hoje vou comentar um pouco sobre um dos irmãos da Jane Austen: George Austen.

Claire Tomalin, Jane Austen
Quando escrevi a parte 1 dessa série de textos intitulada “Alguns segredos que Jane Austen não te contou”, compartilhei a informação que Claire Tomalin dá em seu livro JANE AUSTEN, logo no Capítulo 1. Ela diz que: “Todos os filhos dos Austen viveram e, além disso, cresceram saudáveis.”

Uma fã de Jane Austen e leitora do blog Amantes de Jane Austen questionou: e o George?

Pois é...há um mistério rondando esse irmão da Jane. E apesar de Claire Tomalin afirmar, no primeiro capítulo de seu livro, que todos os irmãos Austen nasceram e cresceram sãos, um pouco mais para frente, ela comenta que o George, quando foi entregue para ser criado (lembra-se do que contei na parte 3?) não retornou para a casa dos pais (ao contrário dos outros irmãos) e que sofria de algum problema de desenvolvimento.

George é o segundo na linha de sucessão dos filhos; era 10 anos mais velho que Jane Austen. Ele sofria de “ataques” (seria de epilepsia?) e não se desenvolvia normalmente. Tomalin afirma que George podia andar e que não tinha síndrome de Down. Mas parece que ele era surdo e sofria de algum retardo.

A biógrafa diz que, durante a infância, George teve contato com os irmãos, pois estaria na região onde eles moravam. Depois, foi criado por um tio. Mas, com relação a datas, não se pode afirmar nada. Mais mistério...

Embora ele não tenha voltado para casa e não tenha sido muito mencionado (daí o mistério que ronda sua vida), ao que tudo indica, ele não foi esquecido pelos outros irmãos, que o ajudaram economicamente.

Também se sabe que ele viveu mais que o irmão mais velho e que a Jane. E ponto final.

Outros biógrafos tem se debatido sobre a história do irmão George. Há um artigo interessante que compartilha alguns desses debates. Vale a pena ler. É este AQUI.

Vamos aguardar para ver se, nos próximos anos, algum biógrafo da Jane Austen descobre mais sobre o George.

Até segunda-feira que vem!

Yours faithfully,
Rebeca Miscow


(do blog Desanuviando)

Um comentário:

  1. George não sabia ler mesmo, é de acordo com o livro "Eu fui a melhor amiga de Jane Austen" , Jane e sua prima ensinam a ele o sinais, mas a família dele não liga para ele, ele fica em um vilarejo, mas não é bem cuidado, então um dia o pai de Jane fala para ela se não é melhor ele morar com um tio dele que tem o mesmo problema, mas o livro acaba e da o entender de que ele foi morar com o tio dele

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo