"Não consigo mais ouvir em silêncio. Tenho de falar com você com os meios que estão ao meu alcance. Você trespassa minha alma. Sou agonia e esperança. Não me diga que é tarde demais, que tais preciosos sentimentos se foram para sempre. Eu volto a me oferecer a você, com um coração ainda mais seu do que quando você quase o partiu, oito anos e meio atrás."
Hello everyone! Demorei mas cheguei! heheh Well, I took the long way out but... as resenhas voltaram! E para comemorar bem ao estilo do blog, é uma resenha-Austen com não um,
mas três livros de Jane Austen!
mas três livros de Jane Austen!
Como já deu para perceber pela quote acima (aiai <3) hoje vou resenhar o super-livro três em um da Martin Claret, a.k.a o livro "rosinha" que está fazendo sucesso hehe.
A minha versão foi a primeira lançada, então é capa comum (papercover), possui duas mocinhas na capa, fotos da Jane nas orelhas (cool) e é muito bem diagramado. Por ser um livro triplo, fiquei um pouco insegura com o tamanho, mas mesmo sendo "grossinho" ainda possui letras grandes e de fácil leitura. Nem preciso dizer que o devorei li rapidinho... hehe
Vamos agora ao que interessa! As histórias! E calma que são muitas:
Orgulho e preconceito:
Foi o primeiro livro que eu li de Jane Austen, e até peguei emprestado com as meninas donas daqui do blog (chefa ehehe) e na época fiquei muito insegura porque não curtia livros de romance mas foi amor à primeira leitura!
A história é bem famosa e possui várias adaptações, mas não vou falar muito porque posso acabar soltando uns spoilers. Elisabeth Bennet e suas irmãs são as protagonistas, mas como o livro constrói bem a sociedade inglesa da época estão um pouco falidas. Por isso a mãe delas, Sra Bennet quer porque quer que todas se casem bem, se é que me entendem. A trama ainda envolve muitos outros detalhes que não te deixam largar o livro. É sério! E ainda temos o Senhor Darcy, que você vai odiar e amar. Oh, yes, you do!
"É verdade universalmente conhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de uma esposa."
|
Razão e Sensibilidade:
Acho que foi mais uma grata surpresa para mim. Quando comecei a ler este livro já me identifiquei de cara com Elinor Dashwood, que é exatamente como eu! Enquanto lia não conseguia pensar se era melhor ou tão bom quanto Orgulho e Preconceito ehehe . Enfim, Elinor e Marianne são irmãs mas bem diferentes entre si. Enquanto Elinor é mais segura de si e racional em relação a seus amores e pensamentos, guardando tudo para si e sempre uma boa ouvinte, Marianne é "esquentada", fala tudo que vem a mente e age com o coração impulsivamente. Estas características presentes nas irmãs ajudam a construir a história, que é muito interessante e envolvente, exceto em um ponto hehe : o par romântico de Elinor! Não concordo e quem está comigo?! Não vou falar quem eu acho que deveria ser para não dar spoiler, mas se quiser saber podemos comentar no grupo ou na página, fique a vontade. hehehhe
Persuasão:
"A absoluta necessidade de parecer normal produziu então um imediato conflito; mas logo em seguida ela não pôde mais." |
É uma decisão dificílima, vida ou morte, mas acho que nomeio Persuasão como meu livro preferido de Jane Austen. A história é muito bem construída, me identifiquei (de novo hehe) com os personagens, desta vez, com o rapaz, Capitão Wentworth. Acho que a quote inicial fala por si. hehehe
Anne Elliot é a heroina dessa vez e vive com uma família que só liga para o status. Devido a certos problemas se veem obrigados a alugar sua preciosa casa e morar em outro lugar. Nesse meio tempo, Anne acaba encontrando e reencontrando um antigo namorado, que a pediu em casamento anos atrás mas que foi obrigada a negar devido as circunstâncias e toda a livre espontânea pressão de Lady Russel, o capitão Wentworth. E podem ficar tranquilos que gostei do casal desta vez hehehe.
Curiosidades:
Acho que neste ponto já até sabem, mas vou dizer mesmo assim
Esta minha versão do livro possui os dois capítulos e vem com a seguinte explicação: "O capítulo escondido: Quando Jane Austen, em julho de 1816, acabou de escrever Persuasão, o romance tinha um final diferente. O último capítulo, porém, não satisfez a autora e foi mais tarde substituído por outros dois, os capítulos 23 e 24 da presente tradução. Oferecemos aqui esta primeira variante do romance, inédita para o público brasileiro." Devo confessar que concordo com Jane, mas adorei as duas versões.
Onde comprar?
Mas, não tenho dinheiro, quero ganhá-lo! Olha aqui o mega sorteio do Jane Austen Day!
So, this is it folks! Qual dos três livros vocês gostam mais? Conhecem mais curiosidades? Sentiram falta das resenhas? Querem saber da parte dois do Chá das Cinco que ficou para trás? Me contem que quero saber de tudo!
See you in the next time! ;)
Bom dia!
ResponderExcluirGostei muito das resenhas, mesmo já sendo conhecedora das estórias.
Eu, como você, tenho meu par preferido para Elinor! O Cel. Brandon, claro.
E, de novo concordo com você na escolha do livro preferido de Jane: AMO PERSUASÃO e AMO Cap. Wentworth.Confesso que a versão da BBC londrina para TV me arrebatou com a troca de olhares de Anne e o público, achei uma sacada perfeita para criar maior empatia com sua alma solitária.
Olá Lilah! Isso mesmo, o coronel Brandon! heheh Ainda não tive oportunidade de "ver" Jane Austen, acredita? Que desnaturada que eu sou! Mas quando puder fazê-lo, vou olhar bem para este detalhe que você mencionou, obrigada! You go girl! ;)
ResponderExcluirOlá Thalita! Muito obrigada, fico muito feliz! E nós aqui falando spoilers! heheh Isso mesmo leia e depois me conta o que achou! ;)bjoos!
ResponderExcluir