16 de dez. de 2015

1 JANE AUSTEN E FAMÍLIA - TCC da Dani - Parte 2



***

1 JANE AUSTEN E FAMÍLIA



“Que estranhas criaturas somos!”
CARTA A FANNY KNIGHT, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1814
(extraído do livro: Jane Austen uma Vida Revelada- página 149-capítulo 7- autora: Catherine Reef )
Em 16 de Dezembro de 1775, em Hampshire, Inglaterra, nascia uma das mais importantes escritoras da língua inglesa: Jane Austen.
Seu pai era um reverendo chamado George Austen e sua mãe se chamava Cassandra Leigh Austen. O casal Austen tiveram sete filhos: James, o mais velho; Edward, Henry, Cassandra, nossa querida e amada Jane, Francis e George, que sofria de epilepsia, surdez e também dificuldade de aprendizagem.
O reverendo George Austen dava aulas particulares, ele era um tipo de tutor, e também escrevia sermões que eram ministrados aos moradores de Steventon. Ele também era administrador de uma fazenda chamada Cheesedown. Com o dinheiro das aulas e com a venda dos produtos da fazendo, ele conseguia sustentar sua família. Um de seus filhos chegou a declarar que seu pai possuía um gosto muito sofisticado em todos os tipos de literatura.
A mãe de Jane cuidava de seus filhos, cozinhava, lavava roupa, enfim, fazia tudo o que uma mulher dentro de seu contexto histórico fazia. Mas ela também possui outras habilidades, como um raciocínio rápido, escrevia poemas, e tocava piano.
Cassandra era a irmã querida de Jane.  Cassandra era mais ou menos três anos mais velha que Jane. Jane respeitava e admirava muito Cassandra. A considerava mais inteligente e muito melhor que ela mesma. Quando Cassandra foi mandada pra escola, Jane foi junto, porque não suportaria a ausência de irmã amada e preferida. A ligação que as irmãs tinham nunca foi quebrada. A aliança que Cassandra e Jane possuíam era muito forte, e a única coisa que as separaram foi a morte. Cassandra tinha um temperamento diferente do de Jane. Cassandra tinha um temperamento calmo e frio. Ela era uma pessoa prudente e também bom juízo. A família dizia que Cassandra conseguia controlar seu temperamento. Mas em relação a Jane, a família tinha outra opinião, diziam que ela tinha a “felicidade de  possuir um temperamento que não precisava ser controlado.” Muitos acreditavam que sua obra intitulada Razão e Sensibilidade, era inspirada em sua irmã Cassandra e nela própria. Cassandra estava noiva de um clérigo, mas ele não tinha condições de se casar, pois não possuía fortuna.  Mas ele esperava uma nomeação por um nobre com o qual ele tinha uma amizade. Então ele viajou até as Índias Orientais, como capelão do regimento, mas infelizmente ele morreu de febre amarela. Depois disso Cassandra nunca se casou.
Sua família era unida, e em suas conversas, não havia atritos ou discórdias. Eles não tinham o hábito de discutir, pois possuíam uma afeição familiar muito grande. Jane amava sua família, considerando-a tudo e o resto do mundo muito pouco. Seu irmão mais velho, James, quando era novo, foi em St. John´s College, Oxford, o organizador de um jornal chamado: The Loiterer. O segundo irmão de Jane: Edward ficou muito tempo separado da família, porque seu primo, Mr. Knight o adotou. Mas na vida adulta, os irmãos se tornaram muito unidos. Jane amava os seus sobrinhos, e se dedicou muito a eles. Henry, o terceiro irmão, tinha um temperamento sanguíneo que herdou de seu pai. Ele era muito impaciente. Na sua meia idade, ele se tornou clérigo. Ele ajudou muito Jane, em relação as transações  entre Jane e os editores da época. Os dois irmãos mais novos, Charles e Francis, foram marinheiros, durante um período muito importante pra Marinha Britânica. Eles estavam sempre no mar.
Jane conseguia escrever muito bem sobre os assuntos da Marinha, graças a esses dois irmãos.  Ela era cuidadosa em relação a assuntos que não conhecia muito bem (medicina, política ou direito). Jane viveu vinte e cinco anos na casa paroquial de Steventon, que era um vilarejo rural pequeno, localizado em um vale tortuoso, mais ou menos sete milhas de Basingstoke, que era uma cidade localizada no condado de Hampshire. Por volta do período de 1816, Jane começou a ficar doente. Ela começou a sentir dores, mas mesmo assim continuou trabalhando em seu romance, que neste período era o romance intitulado: The Elliots.
Sua irmã Cassandra começou a se preocupar com o estado de saúde Jane. As cartas que Jane escrevia começaram a ser mais sérias, e isso despertou suspeitas entre seus amigos e familiares. Seu sobrinho James relata que não sabe muito bem quando sua tia  realmente tomou conhecimento de que a doença era séria, mas garante que a descoberta  não causou muito sofrimento, pois Jane sempre tentava convencer a si mesma que estava muito bem. No mês de Janeiro de 1817, ela afirmou que estava mais forte do que nos seis meses anteriores.
Infelizmente a doença foi piorando no decorrer do ano. Mas sua enfermidade não a impediu de continuar escrevendo. E não permitia ser tratada como uma pessoa inválida. Quando suas sobrinhas Caroline e Anna, foram visitar Jane em Chawton Cottage, nesse período de sua enfermidade, elas disseram:
“Como uma inválida numa cadeira de rodas” (extraído do livro Jane Austen, uma vida revelada – autora: Catherine Reef – editora: novo século – página 186- capitulo 8) Sua sobrinha Caroline ainda disse:
“Fiquei impressionada com a mudança. Ela estava muito pálida, sua voz era fraca e baixa, e sua aparência era de debilidade e sofrimento.”
Extraído do livro Jane Austen, uma vida revelada – autora: Catherine Reef – editora: novo século- página 186-capitulo 8)
Como Jane sabia que seu estado era grave, no dia 27 de Abril, escreveu um testamento, deixando para sua irmã Cassandra tudo o que possuía, e tudo o que pudesse receber depois de sua morte. Jane encontrou apoio e conforto nos braços de sua amada família durante todo o tempo.
Chegou- se a conclusão, pelos sintomas apresentados, que Jane morreu da doença de Addison. Pessoas que sofrem dessa doença, se sentem debilitadas, tem febre, manchas escuras na pele, sentem dores, principalmente na parte baixa da coluna. Outro as pesquisadores também alegam que Jane pode ter sofrido de uma tuberculose ou até mesmo um linfoma.
O último poema de Jane, no dia 15 de Julho, dia de St. Swithin. Nesse dia as pessoas torciam pelo dia ser ensolarado, pois eles realizavam corridas de cavalo. Como Jane estava muito fraca e debilitada, ela recitou os versos do poema enquanto sua irmã Cassandra os escrevia:
“Essas corridas e festividades e libertinagens
Com as quais envergonham  a tranquilidade vizinha
Deixem que façam- a maldição encontrarão no prazer
Sigam para as corridas, eu prossigo com a chuva”
(extraído do livro Jane Austen, uma vida revelada – autora: Catherine Reef – editora: novo século – página 194- capitulo 9)
Jane Austen faleceu aos 41 anos, dia 18 de Julho de 1817. Estavam ao seu lado, sua irmã e eterna companheira Cassandra e sua cunhada. Seus romances Persuasão e Abadia de Northanger foram publicados um ano depois de sua morte. Sua irmã Cassandra declarou:
“Ela era o sol da minha vida, o ouro de cada vitória e o bálsamo de cada derrota.”
(extraído do livro Jane Austen, uma vida revelada – autora: Catherine Reef – editora: novo século)
E ainda disse: “É como se eu tivesse perdido parte de mim mesma.” (extraído do livro Jane Austen, uma vida revelada – autora: Catherine Reef – editora: novo século – página 194- capitulo 9)
Jane Austen sempre foi uma pessoa muito amada e admirada por seus familiares e amigos. E hoje continua sendo amada e admirada por milhares de pessoas que leem suas obras. Jane marca gerações até os dias de hoje.

Próxima parte:
2 JANE AUSTEN E SEU CONTEXTO HISTÓRICO 

Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


Um comentário:

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo