23 de out. de 2016

Dez perguntas sobre Jane Austen - Número #2

Se você fizer perguntas muito específicas sobre o que se passa em seus romances , você revelará a esperteza de Jane Austen.

Jane Austen e o dinheiro

O enredo do romance que Austen se baseia no tempo? Onde é que Wickham ter um encontro com Georgiana Darcy? E qual persona  gem diz 'Eu odeio dinheiro'? A precisão é a genialidade de Austen, e fazer perguntas específicas sobre seu trabalho revela a sua inteligência.



#2 Quem disse: "Eu odeio Dinheiro"?

Deve ser uma má pessoa. Qualquer pessoa que confesse não se importar com dinheiro, deve estar mentindo! É Isabella Thorpe, em Northanger Abbey, uma jovem hipócrita, mas talentosa,  que anuncia sua antipatia pelo lucro( money, cash, bufunfa kkk). Alguns capítulos mais tarde ela conta a Catherine Morland, em preparação para dar o fora em James Morland (irmão da Catherine), em favor de Frederic Tiney, 

"Apesar do que os Romancistas possam dizer, não há nenhuma obra sem dinheiro." "After all that romancers may say, there is no doing without money."   
- Isabella Thorpe Northanger Abbey, Chapter 18
Isabella tem uma visão muito mais pragmática e prática do casamento de Catherine, e ela é bastante mercenária, ou avarenta, em sua busca de riqueza. Embora Isabella esteja falando de John e Catherine, ela expressa dúvidas a respeito de sua compatibilidade com James, que não tem muito dinheiro, no subentendido(tentando deixar baixo, abafando o caso - Bitch!).
Em Razão e Sensibilidade, outra jovem mercenária, falando de Edward Ferrars diz para Elinor:
"Eu estou acostumada com uma renda pequena, eu enfrentaria qualquer pobreza por ele."
"I have always been used to a very small income, and could struggle with any poverty for him."
Lucy Avarenta Steele - Razão e Sensibilidade
Ela não podia ser mais clara. SQÑ. Lucy é implacável no quesito dinheiro, um fato bem ilustrado por ela roubar toda a pequena fortuna da sua irmã, antes de fugir com Robert Ferrars.
E nós não podemos esquecer que a idealista Marianne compartilha desse suposto desdém com essas duas jovens calculistas. Quando Elinor e Marianne discutem a importância do dinheiro, na presença de Edward, Marianne reage indignada dizendo que "a felicidade tem muito a ver com a fortuna":

'Elinor, for shame!' said Marianne, 'money can only give happiness where there is nothing else to give it. Beyond a competence, it can afford no real satisfaction, as far as mere self is concerned.''Elinor, Que vergonha! Dinheiro só traz felicidade onde não há mais nada para trazer! Além disso, ele não pode dar real satisfação, tanto como o mero ego(auto-respeito?!). - 
Sense and Sensibility, Chapter 17
Quando Marianne sussurra sobre a "extraordinariamente bela" sala de estar no andar de cima de Allenham, ela lamenta sua própria mobília sem esperança. Willoughby diz que apenas 'algumas centenas de libras' a tornariam uma das mais belas salas de verão da Inglaterra. A extravagancia dele é ainda pior quando nos lembramos que sua fortuna(riqueza) virá apenas quando sua tia morrer.

Os mais atentos leitores de Austen devem chegar perto de desprezar MArianne quando veem-na dizer isso.É mais uma prova de que aqueles que se declaram sem preocupação com o dinheiro, são aqueles que são os mais governados por ele.

E na próxima semana #3 Qual é o Primeiro Nome da Sra. Bennet?

jane austen - amor é desejavel

Texto Traduzido e Adaptado por Angélica Damasceno desta fonte: www 


Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


Um comentário:

  1. Oi angélica! Passando pra te avisar que você está participando de um sorteio lá no SCC Blogueiros, antigo Nação Blogueira. Passa lá e confira as novidades e as regrinhas ok!?
    Bjks mil
    http://sccblogueiros.blogspot.com.br/2016/10/parceria-da-sorte-vem-participar.html

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo