11 de set. de 2015

Carta de Frederick Wentworth para Fitzwilliam Darcy

***
O site americano www.jasna.org tem uma sessão dedicada à publicações de seus membros (para quem entende inglês, tem bastante coisa interessante!) e uma dessas publicações se chama "Cartas imaginárias", onde alguns dos membros imaginam os personagens de Jane Austen trocando cartas entre si (até mesmo uma carta entre Jane Austen e William Shakespeare). 
Escolhi uma delas (Cap. Wentworth para Mr. Darcy) e resolvi traduzir e publicar aqui para vocês. O autor da carta imaginária é Jerry Vetowich, que vive na região metropolitana de Nova York. Olha só o que ele imaginou que o capitão Wentworth diria para o senhor Darcy:



Carta de Frederick Wentworth para Fitzwilliam Darcy


Carta do Capitão Wentworth para o senhor Darcy
(Num momento simultâneo no tempo: no começo de persuasão E imediatamente após a cena da proposta de casamento em orgulho e preconceito)


Prezado senhor Fitzwilliam Darcy,

Por favor, aceite minhas desculpas se você vier a achar essa carta uma intromissão nos seus assuntos íntimos. Eu fui recentemente retratado muito injustamente por uma escritora, senhorita Jane Austen, e eu descobri que você sofreu com o mesmo destino. No meu caso, antes do início de persuasão, eu sou retratado como um jovem cabeça dura que volta para o mar cheio de sentimentos ressentidos. Eu percebi que você também foi retratado de maneira injusta. A representação das suas palavras e ações quando propôs casamento à Elizabeth Bennet foi muito severa e oblíqua. Você falou com seu coração e com reais sentimentos, os quais são mostrados no livro como frios e depreciativos.

Como os livros irão proceder? Provavelmente nós seremos forçados a passar por intensas mudanças de atitudes e de personalidade, enquanto as personagens femininas poderão continuar a ser exatamente quem são. A senhorita Austen irá colocar a culpa (ou a percepção de culpa dos leitores) em Lady Russel e em Elizabeth Bennet, quando a culpa certamente é da própria senhorita Austen por suas representações injustas dos seus personagens e da moral delas.

E como nós não iremos ter nenhum avanço apelando para a boa natureza da senhorita Austen (ela não tem uma boa natureza, como podemos ver através de suas cartas), eu proponho um plano de ação. Uma das coisas mais absurdas que as pessoas fazem é escrever sequencias para os livros de Jane Austen, e se nós patrocinarmos uma sequencia que defendesse nosso caso provavelmente não teria muito efeito. Seria apenas mais uma curiosidade em um mar de curiosidades e é muito provável que não conseguisse superar a imagem de nossos personagens nos livros.

Eu gostaria de propor, ao contrário, o patrocínio de um prólogo que retrataria de maneira mais fiel nossas personalidades e nossos padrões de moral. Deverá incluir, além de outros tópicos:

- A história da nossa relação com nossas irmãs e os irmão amáveis que nós sempre fomos;

- A ausência de qualquer envolvimento amoroso anterior em nossas vidas, o que demonstra que sempre nos conduzimos como cavalheiros e demonstramos o devido respeito à jovens moças e que nunca brincamos com seus sentimentos ou lhes demos falsas esperanças;

- Nossa posição respeitável na sociedade e as boas obras que fizemos.

O propósito desse prólogo será o de dar aos leitores da senhorita Austen um conhecimento mais justo e balanceado dos personagens dela.

Como eu irei retornar ao mar em breve, eu gostaria de dar início ao plano imediatamente, se você o achar aceitável. Eu passarei por algumas situações de perigo. Se por alguma razão eu não retornar, você tem minha total permissão para abordar meus assuntos pessoais, se necessário, a fim de que um melhor entendimento de nossos personagens seja possível para o público leitor.

Você não tem um irmão, mas eu sinto que sou seu irmão em espírito. Por favor, aceite meus melhores desejos para sua felicidade futura e que a senhorita Austen nos trate melhor no futuro.

Respeitosamente,


Capitão Frederick Wentworth.

Fonte: Jasna.org



Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


3 comentários:

  1. Capitão Wentworth e Mr. Darcy são meus personagens masculinos favoritos, essa cumplicidade dos personagens é encantadora... Ótimo post

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente com a carta do capitão wentworth.

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Mas continuo gostando mesmo é do Mr. Darcy.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo