27 de dez. de 2015

JANE, SUAS OBRAS E ADAPTAÇÕES - TCC da Dani Carvalho - Parte 5



4 JANE, SUAS OBRAS E ADAPTAÇÕES


 Sabemos que a sociedade evolui, muita coisa mudou desde os tempos de Jane, mas uma coisa é certa, suas histórias continuam fazendo sucesso, inspirando pessoas, e continuam ganhando inúmeras adaptações, tanto para o cinema, quanto pra musicais e até mesmo para outros livros. Essas adaptações só comprovam mais uma vez que as obras de Jane são atemporais, e que essa grande escritora continua sendo ícone de referência para muitos nos dias de hoje. Ela deixou sua identidade em cada trabalho.
Jane Austen possui seis romances publicados: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Mansfield Park, Emma, Persuasão e Abadia de Northanger.
Os romance Persuasão e A Abadia de Northanger, foram publicados após a morte da autora. Vamos entender um pouco melhor cada um desses romances antes de continuar a falar sobre as adaptações:
1- Orgulho e Preconceito: É considerado o romance mais popular de Jane Austen. Em inglês o título original é Pride and Prejudice. Foi publicado em 1813.

Nesse romance existem dois protagonistas: Elizabeth Bennet e Mr. Darcy. A primeira impressão que os dois tem um do outro, não é muito boa.  Mr. Darcy é arrogante, esnobe e  orgulhoso. No desenrolar da trama ambos se encontram apaixonados um pelo outro. Segue abaixo a famosa declaração de Mr. Darcy para Elizabeth Bennet:
“Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso  que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente.” (página 155- capitulo 34 )
2- Persuasão: É o último romance completo de Jane Austen. Seu título original em inglês é Persuasion. Foi publicado em 1818.
Os protagonistas desse romance são Frederick Wentworth (que mais tarde se torna ccapitão ), e Anne Elliot. Eles se apaixonam um pelo outro, mas Anne é persuadida por uma velha amiga a não se casar com Frederick, porque ele não tem dinheiro. Então depois de oito anos eles se reencontram, e todo sentimento que ambos sentiam  vem a tona. Também colocarei aqui carta do capitão Frederick Wentworth para sua amada Anne:
Não consigo mais ouvir em silêncio. Tenho de falar com você com os meios que estão ao meu alcance. Você trespassa a minha alma. Sou agonia e esperança. Não me diga que é tarde demais, que tais preciosos sentimentos se foram para sempre. Eu volto a me oferecer a você, com um coração ainda mais seu do que quando você quase o partiu, oito anos e meio atrás. Não ouse dizer que os homens se esquecem mais rápido do que as mulheres, que o amor deles morre mais cedo. Só a você tenho amado. Posso ter sido injusto, fui fraco e ressentido, mas nunca inconstante. Só por você vim a Bath. Só por você eu penso e faço planos. Será que você não viu? Será que você não conseguiu entender meus desejos? Não teria esperado nem estes dez dias, se tivesse podido ler seus sentimentos, como acho que você entendeu os meus. Mal consigo escrever. Estou a cada instante ouvindo coisas que me esmagam. Você abaixa a voz, mas posso distinguir tons nessa voz que aos outros passariam despercebidos. Criatura excessivamente boa, excessivamente excelente! Você nos faz justiça, sem dúvida. Acredita que o verdadeiro afeto e constância existam entre os homens. Creia que tal afeto é mais do que fervoroso e mais do que constante em F.W. Tenho de ir, incerto de meu futuro; mas vou voltar pra cá ou acompanhar o seu grupo, assim que possível. Uma palavra, um olhar será o bastante para decidir se entrarei na casa do seu pai esta noite ou nunca mais."  (página 193 e 194- capitulo 23)
3- Razão e Sensibilidade: Seu título original em inglês é Sense and Sensibility. Foi o primeiro romance a ser publicado, no ano de 1811, e tinha como pseudônimo “By a Lady.” Esse romance fala de duas irmãs, chamadas de Elinor e Mariane, uma era racional e a outra era sensível. No desenrolar da história, as personagens se apaixonam, amadurecem, e aprendem muito.
4- Mansfield Park: O título original em inglês é Mansfield Park. Publicado em 1814.
A protagonista se chama Fanny Price, que vai morar com o tio Sir Thomas Bertram, porque seus pais tinham uma condição financeira muito ruim. Ela era desprezada, e todos sempre a lembraram da sua condição  “ inferior.”
5- Emma: o título em inglês é também Emma. Publicado em 1815.
 A protagonista leva seu nome na obra: Emma. Uma jovem rica, bonita e mimada. Nunca havia se apaixonado de verdade. Cometia muitos erros, e jurava que nunca iria se casar. Tenta arrumar casamentos para os outros, como uma forma de se distrair. Mas um dia descobre que seu melhor amigo, é o amor da sua vida.
6- A Abadia de Northanger: Título original em inglês é Northanger Abbey. Publicado em 1818.
A protagonista dessa história se chama  Catherine Morland. Ela vai passar alguns dias na casa de amigos da sua família em Bath, e lá ela faz algumas amizades. Nessa história Jane trabalha a realidade e a imaginação.


4.1 ADAPTAÇÕES DOS ROMANCES PARA O CINEMA

 1- Orgulho e Preconceito: 1938, 1940,1952,1958, 1967,1980,1995 e 2005.
2- Razão e Sensibilidade: 1971,1981,1995 e 2008
3- Emma: 1948,1960,1972,1996 ( com a atriz Gwyneth Paltrow ), 1996 ( com a atriz Kate Beckinsale ), e 2009.
4- Mansfield Park: 1983,1999 ( Intitulado Palácio das Ilusões ), e 2007
5- Persuasão: 1960, 1971, 1995, e 2007
6- A Abadia de Northanger: 1986 e 2007


4.2 PARÓDIAS E FILMES INSPIRADOS NOS ROMANCES DE JANE AUSTEN


1- As Patricinhas de Bervely Hills : 1995
2- Pride and Prejudice: A Latter –day comedy: 2003
3- Bride and Prejudice: The Bolywood Musical: 2004
4- O Diário de Bridget Jones:2001
5- O Diário de Bridget Jones- No Limite da Razão: 2004
6- Aisha ( Emma ): 2010
7- I Have Found it (Razão e Sensibilidade): 2000
8- Sem Prada nem Nada: 2010/2011
9- Orgulho e Preconceito- Uma Comédia Romântica: 2010/2011
10- Aroma e Sensibilidade- 2011
11- Austenland- 2013


4.3 SÉRIES INSPIRADAS NAS OBRAS DE JANE AUSTEN


1- Perdida em Austen- 2008
2- Morte em Pemberley-2013
3- Emma Approved- 2014
4- The Lizzie Bennet Diaries-2012


4.4 FILMES QUE MENCIONAM OBRAS DE JANE AUSTEN


1- Mensagem pra você: 1998
2- A Casa do Lago: 2006
3- O clube de Leitura de Jane Austen: 2007


4.5 FILMES BASEADOS NA VIDA DA ESCRITORA


1- Miss Austen Regrets-2008
2- Amor e Inocência-2007


4.6 DOCUMENTÁRIOS


1- Famous Authors: Jane Austen - 1996
2- The Real Jane Austen - 2002
3- Great Women Writers - 2002
4- Pride and Prejudice: Having a Ball - 2013


4.7 LIVROS BASEADOS EM SUAS OBRAS


1- Orgulho e Preconceito e Zumbis -  2010- Autora: Seth Grahame-Smith.Editora: Intrínseca.
2- Austenlândia - 2014- Autora: Shannon Hale. Editora: Galera Record.
3- O Outro Lado de Orgulho e Preconceito- 2000- Autora: Leareth Editora: -
4- Death comes to Pemberley -  2011-Autora: P. D. James. Editora: Knopf
5- Mr. Darcy’s Daughters - 2003-Autora: Elizabeth Aston. Editora: Touchstone
6- Prada & Prejudice - 2009-Autora: Mandy Rubbard Editora: Razorbill
7- Love, lies and Lizzie-  2009- Autora: Rosie Rushton Editora: Piccadilly Press



4.8 TRADUÇÕES PARA O PORTUGUÊS DAS OBRAS DE JANE AUSTEN


Orgulho e Preconceito: Celina Portocarrero (L&PM); Lúcio Cardoso (várias editoras, entre elas, José Olympio, Bruguera, Abril Coleções, BestBolso); Alexandre Barbosa de Souza (Editora Penguin e Cia. das Letras); Laura Alves e Aurélio Rebelo (Francisco Alves)
Razão e sentimento / Razão e sensibilidade: Ivo Barroso, Razão e sentimento (Nova Fronteira e Saraiva de Bolso); Rodrigo Breunig, Razão e sentimento (traduzindo para L&PM); Alexandre Barbosa de Souza, Razão e sensibilidade (Penguin e Cia das Letras); Therezinha Monteiro Deustch, com o título de Razão e sensibilidade (BestBolso)
Mansfield Park: Rachel de Queiroz (Global e José Olympio); Mariana Menezes Neumann (BestBolso)
Emma: Ivo Barroso (Nova Fronteira e Saraiva de Bolso); Therezinha Deutsch Monteiro (BestBolso)
Persuasão: Luiza Lobo (Bruguera e Francisco Alves); Celina Portocarrero (L&PM); Mariana Menezes Neumann (BestBolso); Fernanda Abreu (Zahar) edição conjunta  Lady Susan e Jack e Alice (Juvenília) A Abadia de Northanger: Lêdo Ivo (Francisco Alves); Julia Romeu (BestBolso) Rodrigo Breunig (L&PM)
Porque uma autora inspiraria tantas obras até hoje? Porque tantas pessoas criariam filmes e livros baseados em seus romances?  Mais uma vez podemos ver que Jane e suas obras ainda falam. Ninguém serviria de modelo pra tantas gerações, para tantas pessoas, se esta pessoa não fosse digna disso.
Existe algo em suas obras que mexem com as pessoas. Existe algo mais, que ultrapassa as páginas dos livros. Suas obras não são meras palavras escritas em folhas de papel. Suas obras vão além do papel, vão além dos anos.
O site BRAIN PICKINGS, escolheu alguns atores tanto americanos quanto ingleses para fazerem uma lista com as dez melhores obras de ficção de toda a história, e o nome da Jane Austen apareceu em três listas: uma foi das melhores obras do século 19, ficando em décimo lugar com o romance EMMA. Outra lista foi sobre os autores com mais livros  eleitos, nessa ela ficou em quarto lugar, e na outra lista ela ficou em décimo lugar como um dos melhores autores com mais pontos conseguidos.

Próxima Parte:
5 JANE AUSTEN E OS DIAS ATUAIS    

Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


2 comentários:

  1. Por Favor, me esclareça uma dúvida. Sempre soube que só haviam seis livros publicados da Jane. Mas agora estou sabendo de um livro dela chamado Lady Susan, que já está até sendo filmado. Por que nunca ninguém falou deste livro? Foi uma descoberta nova? E um outro livro chamado Juvenília, também foi escrito pela Jane?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lani Jane Austen ficou donte muito nova, morreu com 41 anos, e deixou alguns trabalhos incompletos como Love and friendship do qual foi tirado lady Susan e outros com Jack e Alice, etc, já a Juvenilia é um conjunto dos trabalhos que ela fez quando era adolescente, porque ela já era um prodígio desde cedo. Nessa Juvenilia tem até trabalhos de escola. Veja nesse link onde você pode encontrar esses livrospra comprar. Vale a pena.http://amantesdejaneausten.blogspot.com.br/p/onde-comprar.html
      Bjs. E volte sempre.

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo