18 de jan. de 2019

Darcy, você não é Colin Firth!


Colin Firth, à direita, no papel como Sr. Darcy, e uma ilustração de como seu personagem pode ter sido no século XIX. Crédito: Nick Hardcastle à esquerda e BBC à direita
Texto Original por Kimiko de Freytas-Tamura
LONDRES - Basicamente, Sr. Darcy, cabelo escuro, pensativo, um dos heróis mais famosos do livro “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen, não se pareceria em nada com Colin Firth.

Em vez disso, o “real” Mr. Darcy seria pálido e teria um nariz e queixo pontudo, rosto oval e sem barba. Seu cabelo estranhamente teria sido grisalho. E ele teria sido um pouco magro e com ombros inclinados – "mais para um bailarino do que um homão da porra" - de acordo com um dos autores de um novo estudo.
Dificilmente um herói ardente diante dos olhos modernos.
Antes do aniversário de 200° anos da morte de Jane Austen, Fitzwilliam Darcy, o seu mais fantasiado herói do romance “Orgulho e Preconceito” foi feito uma reconstrução pouco lisonjeira em um estudo publicado na terça-feira, chocando os fãs e possivelmente alterando para sempre a adoração do solteiro mais cobiçado da literatura inglesa.
O estudo – por John Sutherland, um professor de literatura inglesa moderna na University College London, e Amanda Vickery, uma professora de história moderna na Queen Mary University of London – foi anunciado como o primeiro retrato historicamente preciso do personagem fictício.
Ele veio acompanhado com uma série de ilustrações que mostram como um cavalheiro que evitava o trabalho de campo, se pareceria em 1813, quando o romance foi publicado.
Naquela época, um Sr. Darcy da vida real “estaria bem distante das representações modernas musculosas da televisão”, representados por Sr. Firth, Elliot Cowan e Matthew Macfadyen, o estudo concluiu. Firth que é o mais associado ao papel, tem ombros largos, com cachos curtos e escuros emoldurando um maxilar quadrado.
Um dos momentos mais memoráveis da adaptação da BBC de 1995 de “Orgulho e Preconceito” mostra Colin, como Sr. Darcy saindo do lago em uma camisa molhada que mostra o contorno do seu abdômen definido.

Tivesse ele realmente existido no século 19 britânico, o Sr. Darcy não teria se parecido com Colin Firth emergindo como Vênus das ondas, disse o professor Surtherland. Nem mesmo lembraria Laurence Olivier “parecendo diabólico” no filme de 1940. É provável, deduziu ele, que um orgulhoso Sr. Darcy "expressaria muito pouco, exceto leve desdém".
Os estudiosos conduziram uma investigação de um mês sobre as normas da beleza masculina durante o período georgiano (por volta de 1714 a 1830), bem como os relacionamentos românticos da autora, em que se pensa ter gerado inspiração para seu herói.
Austen ofereceu aos leitores pouca descrição do Sr. Darcy, apresentando-o apenas como alguém que “chamou a atenção da sala por sua pessoa magra, alta, traços bonitos e nobres. ” A escassez de detalhes permitiu aos cineastas e produtores de televisão adaptar sua aparência aos padrões modernos de beleza.
O Sr. Darcy, disse o professor Sutherland, é o “ideal de beleza masculina no mundo fictício de Austen.” Mas acrescentou “Não sabemos como ele se parecia”.

A ausência de detalhes foi intencional, disse ele. "Isso não é porque ela não conseguiu escrever, mas porque sabia que o importante na ficção não é o que você diz, mas o que você não diz", disse ele. "Os bons praticantes de ficção sabem como usar isso com habilidade” No entanto, mesmo o professor admitiu ser incapaz de remover a associação do Sr. Darcy com os atores que o retrataram. "Colin Firth domina meu campo visual, o que é uma pena", disse ele, "porque TV e filme fixam uma imagem de um personagem que Jane Austen, por motivos artísticos, deixou vazia".
Delia Cazzato, 50 anos, do norte de Londres, ficou compreensivelmente chateada quando leu o estudo. Ela estava tão horrorizada, disse ela, que quase caiu de sua cadeira.
"Eu amo 'Orgulho e Preconceito', e quando eu vi as ilustrações, eu fiquei desiludida", disse ela. "Sr. Darcy parecia uma versão mais baixa de Napoleão." Ela continua a ser uma firme fã de Firth.
As descobertas do estudo de que o Sr. Darcy provavelmente tinha uma pele pálida e um rosto oval longo estavam de acordo com as qualidades associadas à riqueza e privilégio durante o tempo de Austen, porque os aristocratas geralmente evitavam o sol.
"No final da década de 1790, os maxilares quadrados eram praticamente inéditos entre as classes altas", disse o estudo, "como o queixo pontiagudo e uma pequena boca evidente no Sr. Darcy, características muito comuns nos cavalheiros daquela época".
Os ombros magros e inclinados do "verdadeiro" Sr. Darcy eram frequentemente encontrados na nobreza da época, com pernas fortes e "coxas bem modeladas um sinal de virilidade, de um bom esgrimista e cavaleiro".
E — Suspiro! — Ele teria apenas um "modesto peitoral," porque ter um peito musculoso era frequentemente associado a um "trabalhador, não a um cavalheiro," disse o estudo.
Ao tirar suas conclusões ao considerar os próprios interesses românticos de Austen, os acadêmicos estudaram, em particular, John Parker, o primeiro conde de Morley e Thomas Lefroy, que ambos pensam ter inspirado o personagem de Darcy.
Ambos os homens "tinha cabelos grisalhos e tinham caras longas e juvenis com tez pálida", disse o estudo. Outros nobres que foram considerados símbolos sexuais do período tiveram características semelhantes, incluindo Lord Nelson, que liderou a Grã-Bretanha para a vitória contra os franceses na Batalha de Trafalgar e Arthur Wellesley, o 1º Duque de Wellington, outro herói militar britânico.
Alguns leitores, no entanto, se mantiveram imperturbados com a drástica releitura do Sr. Darcy.
“Isto é como o real Sr. Darcy se parece, exceto pelo fato de que ele é fruto da imaginação.” Stig Abll, editor da The Times Literary Supplement, escreveu no Twitter. “E então isso é bobagem”


Esse texto foi traduzido por Francielle Souza e saiu no The Times dia
9 de Fev. 2017

Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


3 comentários:

  1. Ai eu amo muito essa blog, sério!!! Fico ansiosa por novos posts, são tão interessantes 💙💙💙
    Parabéns e por favor aguardamos com ansiedade novos conteúdos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia querida, obrigada pelo carinho. Sempre que possível buscamos trazer novos assuntos e posts. Sempre alguém ajuda mandando algo interessante como foi esse post da Francielle. Em breve teremos mais. Bjs

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo